16 agosto 2012

Grupo Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas


Entre andanças pelo mundo, a Cia Exp Tupinambá conquistou grandes amigos e parceiros, com os quais desenvolvemos Oficinas, Vivências artísticas e crescemos cada vez mais como Humanos e como Artistas.
Em meio a esses encontros, nos deparamos com o Grupo Trilhas da Arte - Pesquisas Cênicas.


Histórico do Grupo Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas


De  Cia “Se Liga” De Teatro ao Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas, cuja sede é o Estação Caneca – Espaço Cultural Trilhas da Arte em São Paulo – SP.

Fundado em 1991 na Escola Técnica Estadual Polivante (ETEPA) na cidade de Americana – SP por Antonio Ginco, Juliana Calligaris e alunos da escola.
A Cia “Se Liga” de Teatro e tornou-se independente em 1996 construindo, desde sempre, diversas montagens teatrais de dramaturgia própria. No ano de 1999 a trupe criou seu próprio espaço cênico, sua primeira sede na cidade de Americana e se estabeleceu como companhia de teatro profissional. Fidelizou seu público, colecionou títulos e montagens teatrais de grande destaque no estado de São Paulo. A trupe manteve por cinco anos o “Curso Livre de Teatro”, com carga horária adequada conforme as deferidas pelo Sindicato dos Artistas Técnicos de Diversões do Estado de São Paulo – SATED.
A sede da Cia “Se Liga” de Teatro – Espaço de Criação e Investigação Teatral também abrigou seus próprios espetáculos, temporadas e trabalhos de grupos convidados.
Além de suas montagens, o grupo desenvolveu diversos projetos de cursos de aperfeiçoamento em diferentes técnicas teatrais ministrados por profissionais reconhecidos no campo das Artes Cênicas, a convite da Cia “Se Liga”, entre eles: Verônica Fabrini, Carlos Simioni (Lume Teatro), Tiche Vianna e Antônio Januzelli.
A partir de 2005 a Cia “Se Liga” de Teatro  mudou-se para São Paulo onde se estabeleceu,  permanecendo no grupo Antonio Ginco, Juliana Calligaris e Luciana Mizutani (até 2006). No ano seguinte, a  companhia passou a se chamar  Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas, associando-se à Cooperativa Paulista de Teatro. Em outubro de 2010 levou à cena cultural o Estação Caneca - Espaço Cultural Trilhas da Arte no bairro da Consolação em São Paulo, inaugurado  em outubro de 2010, sua segunda sede própria, que também será compartilhado com o trabalho de outros artistas de diversas linguagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário