20 junho 2012

Vinicius Cassiolato

Diretor/Ator
DRT  35.506/Sp
viniciuscassiolato@yahoo.com.br             
cia.tupinamba@gmail.com

Ator, Diretor e Professor, estudante do 4º semestre de Ed Artística do CEUNSP, cursou 2 anos de Teatro na Faculdade de Comunicação e Artes da mesma instituição. Coordenador e integrante do Grupo de pesquisa Dionísio da Faculdade de Artes desde 2010. Com o grupo realizou os seguintes trabalhos como dramaturgo, diretor e ator: Portinari, Expressando o expressionismo, Muito prazer eu existo, Focus, Baco, Bicarbonato de Sódio, Bullyng – autodegradação, Criando Dali, entre outros.
Idealizador e integrante da Cia Experimental Tupinambá sediada na cidade de Salto, atuou e dirigiu trabalhos como O Menino e a Estrela, Miscelânea Poética, Vinicius por Vinicius e Relatos: Elis Regina, com o qual angariou a Moção de Aplausos da Câmara dos Vereadores de Americana e os Votos de Congratulações e Louvor da Câmara dos Vereadores de Salto pela excelência.
Tem como trabalhos paralelos: Nostalgia (Texto e dir. Vinicius Cassiolato) Aqui nasce uma esperança (Texto e dir. Vinicius Cassiolato), Linha do Tempo: Um breve ensaio sobre a história da arte (Txt e Dir. Vinicius Cassiolato) Sombras de Virginia Woolf (Txt e Dir. Priscila Modanesi) Desejo (Texto e dir. Vinicius Cassiolato) Vinicius por Vinicius (Texto e dir. Vinicius Cassiolato) Vestido de Noiva (txt adaptado Vinicius Cassiolato; Dir Tiago Nastre) e O Pequeno Senhor do Tempo (txt Rafael Judice, Dir Juliana Calligaris).
Como professor desenvolveu e dirigiu os seguintes trabalhos: A estrela verde, A formiguinha e Margem – vez e voz aos esquecidos (Associação Casa da Criança de Salto. Criação coletiva, 2008/2009/2010/2011). Prêmio Grupo Revelação Infantil no Festival de Sumaré 2010), Os brinquedos mágicos, O Coelho Fujão, Solidão, Poesia Viva e vivida (Caps II – Centro de Atenção Psicossocial de Salto. Txt: Vinicius Cassiolato 2010/2011/2012) Lendas brasileiras (Oficinas nos Bairros – Secretaria de Cultura de Salto. Txt Vinicius Cassiolato 2010) Todos Abraçam o meio ambiente (Fasam – Familiares e Amigos da Saúde Mental. ProAc. Txt Vinicius Cassiolato 2011/2012). Na area pedagógica desenvolve junto aos alunos-participantes técnicas de interpretação e improvisação, tendo por base os Valores Humanos (Cidadania e Virtudes) de modo a possibilitar uma visão crítica do meio assim como a compreensão de sua realidade. Entender a arte e entender a si mesmo.
         
          

Um comentário: