20 junho 2012

Butoh (Salto)



Coreógrafa alemã ministra Oficina de Butoh no Espaço Cultural Barros Junior



A Cia Experimental Tupinambá em parceria com o Trilhas da Arte - Pesquisas Cênicas de São Paulo traz para Salto atriz Sonja Heller reconhecida Internacionalmente!

DANÇA BUTOH com SONJA HELLER
Bailarina, atriz, coreógrafa alemã, professora de Butoh. Estudou dança clássica durante 11 anos e interpretação no Instituto Europeo de Teatro de Berlín. Discípula de Minako Seki, Atsushi Takenouchi, Imre Thormann, Yuko Kaseki, Yumiko Yoshioka, Katsura Kan y otros. Também estudou a t Suécia da Fe Reichelt, aluna de Mary Wigman, com quem aprendeu dança expressionista alemana y Qi-gong. Apresentou trabalhos solo sem diferentes países como Alemanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, França, Brasil, Chile e Russia.

A história artística de Sonja Heller é uma colagem de diversas influências. As mais importantes foram: 
Estudos de atuação de Grotowski com Valeri Blitschencko, sondagens e ações rituais com Ryszard Nieoczym, Butoh com Atsushi Takenouchi, Minako Seki e outros, Theatresports com Beate Fischer (Die Gorillas), dança expressionista e exercícios matinais de Fe Reichelt, balé clássico de Pamela Ehre no Tanz und Theaterwerkstatt em Frankfurt e outros, improvisação de contato de dança contemporânea com Friederike Koch, Noguchi Taiso com Imre Thormann, aulas de música com Robert Mau, Shibari com Dasniya Sommer e Ashtanga Yoga em diversas escolas.
Em 2007 ela dedicou-se ao Teatro-dança e começou a realizar projetos próprios, fazer oficinas de butoh e fundou o grupo performático o.g.m. (organisme genetiquement modifier). 
Em 2009 ela recebeu indicação como melhor dança solo alemã no Euro-Scene Leipzig. 
Em 2010 ela dançou e apresentou uma oficina no Abundance Festival, na Suécia, foi convidada para a série “10 times 6” no Ada Studio, em Berlim, e organizou uma flashmob mundial de butoh em homenagem a Kazuo Ohno. 
Desde 2011 vive como uma nômade moderna e dá aulas e atua na América Latina, norte e sul da Europa, Islândia e Russia. 
Em suas oficinas ela enfatiza a importância de cada um encontrar sua própria dança de butoh e ajuda os participantes a expressar suas imaginações pessoais através de seus corpos. 


O trabalho de oficina de Sonja Heller se caracteriza por buscar e potencializar o movimento autêntico do participante. 

Conteúdo do seminário: 
  • Aquecimento baseado em Jerzy Grotowski 
 • Relaxamento e recuperação do nosso centro de gravidade ("tan-dem" ) através das técnicas de Noguchi Taiso
 • Exercícios de sensibilização 
 • Exercícios de improvisação: despertar através de nossa respiração os diferentes seres que existem dentro de nosso corpo, para podermos dançar com eles e através deles. Seres como pedras, insetos, árvores, vento, animais, répteis, criaturas míticas e coisas e criaturas nossas de cada dia... 

A oficina está adaptada e destinada a atores e bailarinos iniciantes e profissionais. 


Oficina Butoh
Nos dias 30 de junho e 1° de julho (sábado e domingo) 
Das 14h às 18h.
No Espaço Cultural Barros Junior à Rua Dr. Barros Jr, 397 - Centro - Salto/SP
Investimento: R$ 60,00

VAGAS LIMITADAS!


Mais informações 
(11) 5798 1988 - Vinicius Cassiolato
(11) 4029 6953 - Espaço Cultural Barros Junior
Ou pelo email: cia.tupinamba@gmail.com


APOIO:
 Secretaria de Cultura da Estância Turística de Salto
PONTO DE CULTURA - Espaço Cultural Barros Junior

Um comentário: